top of page

DIU

whatsapp.png

O dispositivo intrauterino, popularmente conhecido como DIU, é um método contraceptivo a longo prazo que impede o contato dos espermatozóides com os óvulos. O objeto em formato de T é inserido no útero e possui duas grandes classificações: hormonal, como o DIU Mirena ou Kyleena, e não hormonal, como o DIU revestido de cobre ou de prata. 

 

DIU de Prata e DIU de cobre

​Ambos são considerados métodos contraceptivos seguros, práticos e eficientes, mas por apresentarem diferenças relevantes, alguns fatores precisam ser levados em consideração na hora de escolher o tipo mais indicado para o perfil de cada mulher.

 

O DIU de prata não é novo no mundo, mas é o único anticoncepcional intrauterino que combina cobre e prata, ou seja, o DIU de prata, na verdade, também contém cobre (MUITO IMPORTANTE SABER ISSO).

A combinação dos dois elementos tem o intuito de diminuir a fragmentação do cobre no organismo (evento raro), e por isso, o medicamento promete aumentar sua eficácia e diminuir a chance de intensificar o fluxo e cólica menstruais (sintomas comuns nas usuárias do DIU de cobre). Entretanto, os estudos sérios não demonstraram diferença estatística em relação ao tipo e duração do sangramento quando comparados os dois tipos. A taxa de cólica referida também foi semelhante, e não há indícios que o DIU de prata “dá menos cólica."

A duração do DIU de prata também é diferente, sendo de 5 anos ao invés de 10 anos como o de cobre.

DIU hormonal 
 

O DIU Hormonal (SIU-LNG) é um dispositivo pequeno e macio em forma de T, com um reservatório que contém o hormônio.

Hoje existem 2 tipos disponíveis no mercado o DIU Mirena e o DIU Kyleena.

As diferenças entre os DIUs estão no tamanho e na quantidade de hormônio liberado, já que o hormônio liberado é o mesmo.

O DIU Kyleena é menor, mede 30 mm de comprimento, por 28 mm de largura e 1,55 mm de espessura.

O DIU Mirena mede 32 mm de comprimento, por 32 mm de largura e 1,90 mm de espessura.

A diferença de tamanho pode ser um diferencial para mulheres que nunca tiveram filho, nunca engravidaram e adolescentes.

O DIU Kyleena apresenta em seu interior 19,5 mg de hormônio armazenado, enquanto o Mirena tem 52 mg de hormônio armazenado.

O DIU Mirena tem uma taxa de liberação de hormônio de 20 mcg por dia, enquanto o DIU Kyleena libera 17,5 mcg nos primeiros 24 dias após a sua inserção, caindo para 15,3 mcg após 60 dias.

Como o Kyleena libera menos hormônio por dia, as pacientes mais sensíveis a ação da progesterona, apresentam menos efeitos colaterais, sem redução na efetividade contraceptiva.

A eficácia de ambos é muito elevada e praticamente a mesma, com mais de 99% de eficácia.

Retirada do DIU por histeroscopoia

Nos casos de dispositivo intra-uterino (DIU) retido na cavidade uterina, em que não são visíveis os seus fios no colo do útero, é possível retirar o DIU por histeroscopia no consultório.

 

O procedimento é realizado em consultório médico e a retirada ocorre de maneira simples e rápida.

▪️Para alguns casos específicos ou quando a paciente solicita, o procedimento pode ser realizado com anestesia. ⠀

▪️ O procedimento é exatamente o mesmo para o DIU de cobre e o DIU hormonal

Equipe 

WhatsApp Image 2023-04-10 at 14.23.11.jpeg

Ginecologista  

Dra Marcela

bottom of page