top of page

Histeroscopia

whatsapp.png

Histeroscopia diagnóstica

Histeroscopia diagnóstica é um exame ginecológico de imagem feito com o objetivo de observar o interior do útero e canal endocervical, sendo importante para o diagnóstico de lesões, pólipos, miomas, aderências, investigar infertilidade, investigar sangramentos irregulares em pacientes jovens e sangramentos após a menopausa.

 

O exame doi?

Essa é uma das perguntas mais frequentes das mulheres que vão se submeter ao exame. É comum sentir cólicas e pressão na região.

                                                                  Histeroscopia Cirúrgica
 

A Histeroscopia Cirúrgica é um procedimento ginecológico minimamente invasivo, em que é utilizado um histeroscópio, instrumento que possui um sistema óptico e câmera com iluminação, tanto para o exame visual da cavidade uterina, quanto para garantir maior precisão na intervenção cirúrgica, quando for o caso.

Com o tempo, os instrumentos  evoluíram progressivamente e passaram a utilizar equipamentos de vídeo digital, que atualmente permitem a realização da técnica de uma forma mais eficaz e menos invasiva. A introdução de histeroscópios de menor diâmetro, por exemplo, permitiu que a Histeroscopia Cirúrgica se tornasse um procedimento passível de realização em consultório.

Quando a Histeroscopia Cirúrgica é indicada?

Este método analisa a cavidade uterina e, geralmente, é indicado após a constatação de alterações em exames de imagem, como ultrassom transvaginal, ressonância de pelve ou histeroscopia diagnóstica. Desta forma, a Histeroscopia Cirúrgica é indicada para:

· Extração de pólipos uterinos;

· Remoção de miomas submucosos;

· Correção de malformações da cavidade do útero;

· Realização de biópsias direcionadas;

· Ablação endometrial (laser ou eletrocirurgia);

· Tratamento do espessamento do endométrio e aderências do útero;

· Remoção de DIU (Dispositivo Intrauterino) perdido e outros corpos estranhos.

Vale lembrar que a Histeroscopia Cirúrgica é contraindicada para gestantes e mulheres que tenham câncer do colo do útero ou doença inflamatória pélvica.

Como devo me preparar?

Antes da realização da Histeroscopia Cirúrgica é necessário adotar alguns cuidados, que consistem em:

· Relatar uso diário de medicamentos;

· Não pode estar com sangramento vaginal;

· Atenção ao período de jejum antes da cirurgia.

 

Pós-operatório

A recuperação da Histeroscopia Cirúrgica costuma ser imediata, entretanto não é incomum que a paciente sinta um pouco de dor, semelhante à cólica menstrual nos primeiros dias, podendo também ocorrer sangramento, que muitas vezes se prolongam por semanas ou até à menstruação seguinte.

Equipe de Histeroscopia

bottom of page