• Histeroclinic

Terapia de reposição hormonal, quando indicar?

Por volta de 40 anos a mulher começa a sofrer influências da diminuição da produção hormonal pelos ovários. Esse período é conhecido como climatério, onde iniciam sintomas como: Alterações do fluxo menstrual, surgimento de ondas de calor (fogachos), instabilidade de humor, ressecamento vaginal, dentre outros sintomas. As alterações típicas dessa fase são resultado da diminuição de estrógeno produzido.

Toda mulher deve fazer reposição hormonal?

A grande maioria das mulheres não necessitam realizar reposição hormonal pois apresentam sintomas leves. Aquelas que têm sintomas moderados a intensos e que atrapalham o cotidiano da mulher, podem se beneficiar da terapia hormonal.

A terapia de reposição hormonal é um tratamento eficaz para aliviar sintomas comuns que acompanham a menopausa – a lista inclui ondas de calor🔥, ressecamento vaginal e mudanças de humor 😤.

Também é indicada para prevenir a perda óssea que ocorre a partir dessa fase e que, em longo prazo, pode levar à osteoporose.

Os hormônios usados, a dosagem, a forma de administração e o tempo de uso serão determinados pelo médico👨‍⚕️ após avaliação criteriosa e levando em conta suas necessidades individuais. Você deverá ser reavaliada periodicamente para ajuste da dose.

Alívio dos sintomas da menopausa - a terapia hormonal é efetiva em reduzir a frequência e a intensidade do fogacho, as ondas de calor 🔥que surgem na maioria das mulheres no período da menopausa. Este sintoma pode prejudicar a qualidade de vida e a rotina. O tratamento também melhora outros incômodos comuns dessa fase, incluindo suores noturnos.

🔅Melhora da vida sexual - a terapia hormonal ajuda a melhorar a satisfação sexual da mulher ao aliviar sintomas da menopausa, como ressecamento vaginal e dor durante o sexo.

🔅Prevenção da osteoporose - a terapia hormonal previne a perda óssea e reduz as chances de fraturas por osteoporose na pós-menopausa. Ela pode ser indicada para a prevenção deste problema para mulheres com menos de 60 anos.

Para saber se a terapia hormonal é uma opção de tratamento adequada para você, converse com um de nossos profissionais.

Tags: #ginecologia #histeroscopia #Diu #polipoendometrial #mioma #endometriose #infertilidade #hysteroscopy #menopausa #reposiçãohormonal #reposicaohormonal #terapiadereposiçãohormonal