• Histeroclinic

Síndrome do Ovário Policístico

A síndrome do ovário policístico é um distúrbio hormonal muito comum que pode causar problemas simples, como irregularidade menstrual e acne, até outros mais graves como obesidade e infertilidade.

Os ovários são dois órgãos, um de cada lado do útero, responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos e por acolher os óvulos que a mulher traz consigo desde o ventre materno. Entre 20% e 30% das mulheres podem desenvolver cistos nos ovários, isto é, pequenas bolsas que contêm material líquido ou semi-sólido. São os ovários policísticos, que normalmente não têm importância fisiológica, mas que em torno de 10% estão associados a alguns sintomas.

Os outros casos são assintomáticos.

Apenas visualizar pequenos cistos ao ultrassom, não significa que a pessoa tenha a síndrome! É diferente ter ovário policístico de ter a síndrome dos ovários policísticos!

A diferença entre cisto no ovário e ovário policístico está no tamanho e no número de cistos.

A síndrome acomete principalmente mulheres em idade reprodutiva e o diagnóstico se baseia na queixa da paciente (ausência ou intervalos menstruais longos, sintomas como: Aumento de pelos, escurecimento de locais do corpo, ganho de peso) e a presença de microcistos ao ultrassom.Estima-se que no Brasil🇧🇷 haja 2 milhões de mulheres com essa condição.

Para mais informações, consulte um de nossos profissionais. Tags: #Histeroclinic #Histeroscopia #ClinicaHisteroclinic #SaudedaMulher #Endometriose #MulheresBrasileiras #Ginecologia #Obstetra #Gravidez #ovariopolicistico #Histeroscopia #hpv #dst #Mamografia #Papanicolau