Buscar
  • Histeroclinic

Pólipo no útero é câncer?

Pólipos endometriais são estruturas projetadas no interior da cavidade uterina a partir do tecido que reveste o útero internamente. Podem ser responsáveis por quadros de sangramentos aumentados, dores e até mesmo infertilidade (um pouco controverso essa associação com a infertilidade). Uma mínima parcela deles, podem ter correlação com câncer endometrial e ganham mais destaque em pacientes na pós-menopausa e que apresentem algum tipo de sangramento 👀.



Normalmente são descobertos através de ultrassonografia de rotina ou solicitada a partir de uma queixa específica. Diante do dessa suspeita, deve ser realizada uma Histeroscopia Diagnóstica para a confirmação do mesmo.

Não existe indicação de realizar uma biópsia do pólipo, e sim fazer a retirada completa do mesmo. Tal procedimento conhecido como “polipectomia” pode ser realizado no consultório médico em mais de 80% dos casos, não necessitando dilatação do colo do útero ou anestesia. Basta um material adequado e um profissional capacitado.

A utilização de materiais mais finos, com menos de 4mm de diâmetro, tornam o procedimento completamente tolerável pelas pacientes.

Ficou com dúvidas?

Consulte um de nossos profissionais.


Tags: #ginecologia #histeroscopia #Diu #polipoendometrial #mioma #endometriose #infertilidade #hysteroscopy #cancer #polipouterino #polipo

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo