Buscar
  • Histeroclinic

O que é Sinéquia Uterina?

A sinéquia uterina é a condição na qual o útero da mulher apresenta junções em seu revestimento interno, que se assemelham a cicatrizes. A presença dessas áreas de acolamento entre as paredes uterinas reduz a superfície do endométrio, a parte interna do útero.


O primeiro corresponde às aderências leves, mais frouxas e fáceis de serem ressecadas.

Já o segundo estágio apresenta aderências moderadas, que obstruem parcial ou totalmente a cavidade uterina.

A presença das aderências no útero pode estar relacionada à infertilidade, por diferentes fatores. As alterações que elas causam na parede do endométrio e a diminuição da sua superfície podem impedir a implantação do embrião na cavidade uterina.

É comum que o diagnóstico da sinéquia uterina demore para ser fechado, pois a condição muitas vezes não apresenta sintomas. O médico realiza o diagnóstico por meio do histórico clínico da paciente e de exames de imagem específicos para a avaliação do útero.

O exame principal é a histeroscopia, que permite a visualização direta do interior do útero, garantindo a identificação da extensão e localização exata da sinéquia, podendo assim, identificar e já realizar o tratamento.

Ficou com dúvidas?

Consulte um de nossos profissionais.


Tags: #ginecologia #histeroscopia #Diu #polipoendometrial #mioma #endometriose #infertilidade #hysteroscopy #sinequia #sinéquia #sinequiauterina

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo