Buscar
  • Histeroclinic

Histerossalpingografia: para que serve?

A histerossalpingografia é um exame normalmente realizado para verificar se as trompas uterinas estão “pérvias”, ou seja, se estão com o seu interior aberto.


Normalmente esse exame é solicitado durante a investigação de infertilidade ou quando há alguma suspeita de alteração das trompas (após traumas, abscessos ou algum tipo de cirurgia que possa ter manipulado a trompa). Indiretamente conseguimos avaliar o formato, tamanho e estrutura do útero também.

Se a anatomia estiver muito alterada, a paciente poderá ter problemas para conseguir engravidar.

A histerossalpingografia é feita em um aparelho de raio X associado ao uso de contraste aplicado via vaginal. Há um balão na ponta do cateter que é inflado dentro do útero para fixação da sonda, então o contraste é injetado. O raio-X não atravessa o contraste, e assim é possível ver a anatomia do útero e das tubas uterinas durante o exame e o extravasamento do contraste para a cavidade abdominal comprovando a “abertura” normal das trompas.

Tem alguma dúvida ou sugestão?

Deixe seu comentário!


Tags: #ginecologia #histeroscopia #Diu #polipoendometrial #mioma #endometriose #infertilidade #hysteroscopy #histerossalpingografia #utero #útero

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo