Buscar
  • Histeroclinic

Cirurgia para endometriose, quando indicar?

Quando falamos de endometriose, estamos diante de uma doença inflamatória crônica que possui um comportamento incerto. A indicação de cirurgia depende de cada pessoa! Não podemos generalizar em nenhum sentido.


A cirurgia tem o objetivo de recuperar a anatomia da mulher, que pode estar muito prejudicada por conta das aderências e dos cistos endometrióticos que se formam em decorrência da doença. Com isso, melhora os sintomas e pode ser capaz de reestabelecer a fertilidade.


Portanto, é necessário a avaliação de um especialista em endometriose para que, a partir dos exames investigativos e do relato da paciente, seja possível a identificação do grau de acometimento e do tratamento mais adequado.


Assim, de acordo com a idade, localização da doença, sintomas e desejo ou não reprodutivo da paciente o médico pode optar pela realização da cirurgia.


Lembrando sempre que: A retirada do útero (histerectomia) não é um tratamento da endometriose! Ela pode ser indicada devido ao quadro geral, mas a retirada total dos focos profundos e superficiais que “acabam” com a doença.


Ficou com dúvidas?

Consulte um de nossos profissionais.

Tag: #ginecologia #histeroscopia #histeroclinic #endometrio #adenomiose #endometriose

96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo