Buscar
  • Histeroclinic

A importância da Histeroscopia Diagnóstica e Ambulatorial para a saúde feminina

Poucas mulheres sabem o que é a Histeroscopia, principalmente quando falamos em Histeroscopia Diagnóstica e Ambulatorial. Mas, a verdade é que ambas desempenham importantes funções na saúde feminina, diagnosticando e tratando desde pólipos endometriais, miomas uterinos ou até mesmo investigando infertilidade.




Quer conhecer mais detalhes sobre a Histeroscopia Diagnóstica e Ambulatorial? Neste artigo selecionamos algumas informações importantes sobre ambas. Confira!


Histeroscopia Diagnóstica

A Histeroscopia Diagnóstica surgiu devido à necessidade de entender com mais assertividade o que se passava no interior da cavidade uterina e no canal cervical e permite a visualização do útero por meio de endoscopia.

Com uma câmera acoplada, que transfere as imagens internas do útero até um monitor de TV, a Histeroscopia Diagnóstica pode ser utilizada para avaliar sangramentos menstruais irregulares em pacientes jovens ou em casos de sangramento após a menopausa, infertilidade, diagnosticar malformações uterinas, tratar sinequias uterinas (traves endurecidas dentro da cavidade uterina), dentre outras inúmeras indicações para o exame.


Vantagens

O procedimento é considerado minimamente invasivo e pode ser realizado em ambiente ambulatorial, sem o uso de anestesia, com mais rapidez e sem a necessidade de internação. Ocasionalmente, a queixa mais comum entre as pacientes é de sentir cólica durante o exame, cuja intensidade varia de acordo com o limiar de dor de cada mulher e está relacionado com a aplicação da técnica correta e uso de material apropriado para o exame.

A realização do procedimento por profissional qualificado, diminui as chances de dor e proporcionam excelentes resultados, sendo considerado um exame com ótimo custo-benefício.


Histeroscopia Ambulatorial

Agora falaremos sobre a Histeroscopia Ambulatorial, que é semelhante à Diagnóstica, porém, além de avaliar, já consegue tratar patologias na cavidade uterina e no canal cervical.

Dentre as principais, destacam-se:

· Remoção de pólipos uterinos e cervicais ou miomas uterinos submucosos;

· Avaliação do padrão endometrial quanto à resposta hormonal;

· Auxiliar na inserção ou retirada do DIU;

· Biópsia do endométrio;

· Investigação complementar de infertilidade;

· Remoção de restos ovulares após abortamento;

· Remoção de sinéquias uterinas.


Diferenciais da Histeroscopia Ambulatorial

Vale ressaltar que assim como a Diagnóstica, a Histeroscopia Ambulatorial é realizada de forma simples, segura e em consultório, o que significa que não há necessidade de internação. Geralmente, não é realizada sob anestesia, pois se trata de um procedimento extremamente tolerável se bem realizado.


Durante a Histeroscopia Ambulatorial, a dor pode variar de paciente para paciente. Algumas mulheres acham o procedimento doloroso, por isso é importante saber que quando o desconforto é excessivo, o médico deve ser avisado mesmo durante o procedimento para que ele seja interrompido.


Agora que você já sabe de todas essas informações, mantenha os seus exames ginecológicos de rotina em dia e, caso seja indicada a realização de uma Histeroscopia, procure médicos especializados para que todas as suas dúvidas sejam esclarecidas e para que o procedimento seja feito com segurança e qualidade.


Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e informe outras mulheres sobre a importância desse procedimento!


Referências

Outpatient Hysteroscopy

https://www.rcog.org.uk/en/patients/patient-leaflets/outpatient-hysteroscopy/

What Happens – Hysteroscopy

https://www.nhs.uk/conditions/hysteroscopy/what-happens/

Histeroscopia Diagnóstica

http://www.fspog.com/fotos/editor2/cap_42.pdf

Exame de histeroscopia é essencial para saúde feminina

https://www.minhavida.com.br/saude/materias/13459-exame-de-histeroscopia-e-essencial-para-saude-feminina



Tags: #histeroscopia, #histeroscopiaAmbulatorial, #histeroscopiadiagnóstica, #saudedamulher, #sinequiasuterinas

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo